O Marketing de Influência tem ganho cada vez mais força com o crescimento do Digital e da utilização das redes sociais.
O contexto pandémico veio causar um boom nesta área, uma vez que ficámos todos reféns do digital e começámos a consumir ainda mais conteúdo, seja em foto ou em vídeo.
Do Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, surge a profissão de influenciador digital que aproveita as atuais potencialidades da internet.
O presente artigo vai guiar-te e dar-te uma perspetiva do mundo do Marketing de Influência, as suas vantagens e como podes estabelecer parcerias bem sucedidas. 😊
Tabela de conteúdos:
- Afinal, o que são influencers?
- O que é o Marketing de Influência?
- Quais são as vantagens do Influencer Marketing?
- Dicas para parcerias de sucesso
Afinal, o que são influencers?
Os influenciadores são criadores de conteúdo com uma presença muito forte nos canais digitais como, por exemplo, nas redes sociais e blogues.
Ser influenciador, com o desenvolvimento da utilização da internet, já se tornou numa profissão, na qual é exercida uma interação com determinada audiência que causa este poder de influência.
O trabalho do influenciador passa por se relacionar com o seu público, construindo uma relação de confiança que vai ajudar a passar uma determinada mensagem e influenciar a compra.
Habitualmente, são pessoas com um número de seguidores considerável nas plataformas digitais. Porém, cada vez menos o foco principal se relaciona com a quantidade de seguidores e passa a estar cada vez mais ligado à capacidade de interação do influenciador com a sua audiência.
O que é o Marketing de Influência?
Ao influenciar a sua audiência, a pessoa está a atuar no Marketing de Influência, porém, existe sempre o fator financeiro e o trabalho com marcas e agências.
Cada vez são mais as marcas que querem trabalhar o relacionamento com os seus clientes. A vontade de comunicar com as suas audiências tomou um novo rumo com o surgimento do Marketing de Influência.
No Marketing de Influência, as marcas tiram proveito da relação dos influencers com as suas audiências e passam a comunicar os seus produtos e serviços, através dos mesmos. Existem, assim, duas grandes vias para as marcas comunicarem e para os influencers fazerem render o seu trabalho.
O influencer pode colocar anúncios nas suas plataformas, como o Youtube e blogues, nas quais a marca ganha visibilidade perante os subscritores e/ou leitores.
Podem, ainda, ser feitas parcerias e colaborações entre as marcas e o influencer, nas quais este último divulga os produtos e serviços nas suas plataformas, mediante uma quantia monetária.
Os influenciadores não dependem exclusivamente de terceiros para ganharem dinheiro com o seu poder de influência. Podem, por exemplo, optar pela criação das suas próprias marcas.
Para conheceres outras formas de fazeres dinheiro como influencer, lê este artigo. 😉
Não podemos falar de Marketing de Influência, sem mencionar as agências que atuam nesta área.
Estas agências atuam como uma ligação entre as duas partes, marcas e influenciadores, trabalhando para que se estabeleça parcerias e colaborações justas.
São também facilitadoras da comunicação entre as partes, ajudando, principalmente, os influenciadores a entrar em contacto com as marcas.
Quais são as vantagens do Influencer Marketing?
Agora que já sabes quem são os influencers e o que é o Marketing de Influência, vamos dizer-te porque vale a pena apostares neste ramo do Marketing.
Como referimos acima, o meio digital está com um crescimento ainda mais acelerado, tal como a utilização das redes sociais e de outras plataformas online.
As pessoas procuram, cada vez mais, consumir conteúdo de qualidade, seja ele de entretenimento ou para aprendizagem. O que é comum é a procura de conteúdo genuíno e humanizado, com o qual o utilizador se consiga relacionar.
Associar os produtos e serviços a um influenciador faz parte da estratégia da marca, que passa a estar associada a um rosto que já tem uma relação de confiança com a sua audiência.
A visibilidade é uma das maiores vantagens, uma vez que a marca passa a estar presente em diferentes canais e a alcançar mais pessoas que se enquadram no seu público-alvo, o que pode representar mais vendas. O mesmo acontece para o influenciador, que acaba por ser divulgado pela marca e exposto à audiência da mesma.
Outro grande ponto positivo é o crescimento da confiança depositada na marca, por estar a ser recomendada por uma pessoa na qual o público confia, contribuindo, também, para a imagem de marca.
Ambas as partes, ao estabelecerem parcerias estratégicas, podem estar automaticamente a gerar resultados para ambos. No caso da marca, a notoriedade ganha e o aumento das vendas, e no caso do influenciador, a quantia monetária que recebe e a identificação da sua audiência, que acaba por se relacionar mais e desenvolver confiança.
Para que sejam atingidos os melhores resultados possíveis, é necessário que as parcerias sejam pensadas de forma estratégica.
Continua a ler para saberes como! 😀
Dicas para Parcerias de Sucesso
Para atingires o sucesso no Marketing de Influência, é necessário que sigas algumas diretrizes.
Da parte da marca, é importante que seja bem definido o público alvo que procura atingir e o valor que quer investir na parceria com o influenciador.
Quando a marca já tem o público alvo definido, deve procurar influenciadores digitais com uma audiência que vai ao encontro da que pretende alcançar. Para além disso, deve investigar o tipo de conteúdo, o estilo de comunicação e a relação que o influenciador tem com a sua audiência, para confirmar se se assemelha aos valores da própria marca.
Posto isto, se um influenciador se encaixar nos requisitos, deve entrar em contacto com o mesmo e pedir-lhe o seu media kit para conferir todos os dados.
Aqui, é importante que da parte do influenciador também haja uma avaliação. Deve ser avaliado se existe alguma identificação com a oferta de valor da marca. Não deve ser posto de parte o posicionamento de nenhum dos intervenientes.
Se ambas as partes acordarem com a realização da parceria, é importante monitorizar os resultados no decorrer da campanha, bem como avaliar os resultados obtidos no final da mesma, para que o influenciador e a marca consigam concluir se devem, ou não, avançar com futuras colaborações.
Não tem de ser necessariamente a marca a iniciar o contacto. O próprio influenciador pode contactar marcas com as quais deseja trabalhar, apresentando o seu media kit.
As agências de Marketing de Influência são, muitas vezes, quem inicia o contacto entre ambas as partes. Cabe-lhes, com base na sua base de dados de marcas e influenciadores digitais e na informação que dispõem, perceber e propor aqueles que fariam um bom match para determinada campanha, tendo em conta a área de atuação, o tipo de conteúdo, o público alvo e outros fatores.
Agora que já te ajudámos a perceber melhor o que é o Marketing de Influência, as suas vantagens e te demos algumas dicas para estabeleceres parcerias de sucesso, queremos, ainda assim, reforçar o poder do Marketing de Influência com uns dados recolhidos pelo Influencer Marketing Hub.
Presta atenção! 😉
-Espera-se que o Marketing de Influência alcance os 13,8 mil milhões de dólares, ainda este ano!
-Por cada dólar investido em Marketing de Influência, as marcas ganham 5,20 dólares.
-89% dos marketers consideram o ROI do Marketing de Influência equivalente ou superior ao de outros canais de marketing.
-91% dos millennials confia tanto nas críticas online como em amigos e familiares.
-3725 biliões de pessoas usam diariamente as redes sociais.
Já estás convencido do potencial do Marketing de Influência? 🤩
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Ficamos à tua espera.
Até já,
Equipa Influenza
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