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A Importância dos Nano e Micro Influenciadores

De certeza que segues um (provavelmente mais) nano ou micro influenciador digital, talvez até sem te aperceberes. O que é certo é que, estando cientes ou não disso, todos nós nos deixamos influenciar por aqueles que seguimos nas redes sociais. 

O Marketing de Influência é, hoje, uma das melhores estratégias para as marcas alcançarem um público relevante e aumentarem as suas vendas e o engagement. Disto, todos sabemos, certo?

O que as marcas ainda não sabem é que os nano e micro influenciadores têm vindo a ter uma importância crescente: muitas vezes, são mais eficazes do que os macro influenciadores em campanhas de marketing.

Neste artigo, vamos abordar:

  1. Tipos de Influenciadores Digitais
  2. Vantagens dos Micro e Nano Influenciadores
  3. Importância dos Micro e Nano influenciadores

Antes de mais, se quiseres saber, primeiramente, o que são influenciadores digitais, aconselhamos-te a leitura do nosso artigo Influenciadores Digitais: A Nova Profissão do Século XXI.

Agora que sabes o que são influenciadores digitais e o que fazem, vamos elucidar-te sobre os vários tipos de influenciadores, de acordo com a sua dimensão.

 

Tipos de Influenciadores Digitais

Existem influenciadores Mega, Macro, Micro e Nano

De seguida, explicamos-te em que consiste esta diferenciação nominal:

 

Mega Influenciadores

Geralmente, possuem, pelo menos, 1 milhão de seguidores ou subscritores numa das suas redes sociais. Portanto, são uma ótima escolha para as marcas cujo objetivo é serem reconhecidas globalmente. Para marcas que desejam aumentar o engagement, os mega influenciadores talvez não sejam a melhor escolha.

 

Macro Influenciadores

Os macro influenciadores são os influenciadores que têm de 100 mil a 1 milhão de seguidores nas suas redes sociais. Habitualmente, têm um público grande e, ainda assim, conseguem manter o engagement. Funcionam muito bem para as marcas que desejam anunciar para um nicho de mercado específico. 

 

Micro Influenciadores

Os microinfluenciadores são, normalmente, “especialistas” num determinado setor do mercado (por exemplo, moda, desporto, viagens, etc.). O seu público encontra-se entre os 10 mil e 100 mil seguidores e é caracterizado pela lealdade e engagement

Mais à frente, veremos mais sobre este tipo de influenciador digital.

 

Nano Influenciadores

Os nano influenciadores são o mais recente tipo de influenciador, diga-se. Basicamente, são consumidores “comuns” que possuem uma influência acima da média dentro da sua comunidade. Costumam ter entre mil e 10 mil seguidores nas redes sociais e pouca (ou nenhuma) experiência em trabalhar com marcas profissionalmente.

 

Vamos, agora, falar-te sobre as vantagens dos micro e nano influenciadores.

 

Vantagens dos Micro e Nano Influenciadores

Em primeiro lugar, destaca-se a facilidade da divulgação de novos produtos ou marcas como ponto a favor deste tipo de influenciadores. Contudo, sejamos sinceros, isto é algo que não diferencia os nano e micro influenciadores dos restantes tipos de influenciadores digitais.

Aqui é que começam os fatores diferenciadores:

Os Micro Influenciadores implicam um custo mais reduzido (quando comparado aos macro e mega influenciadores) e, embora tenham um alcance menor, os seus têm seguidores são extremamente leais. Têm um engagement poderoso que dá aso a um alto retorno sobre o investimento (ROI) se os produtos publicitados se encaixarem no público-alvo.

O mais recente tipo de influenciador digital – Nano Influenciador – está a ter um desempenho surpreendente, que tem vindo a dar que falar. Os Nano Influenciadores, ainda que tenham um alcance algo redutor, têm uma influência massiva na sua comunidade, devido ao seu alto nível de envolvimento. Dado que conhecem a maioria de seus seguidores, o nível de confiança é muito alto

Como são pessoas “comuns” e, normalmente, não fazem este trabalho profissionalmente, têm um custo muito baixo. Podem aceitar um acordo de promoção em troca de ofertas, descontos ou outras vantagens. Mesmo que prefiram ser pagos em dinheiro, nunca será uma grande quantia.

É possível contratar vários de nano influenciadores pelo preço de apenas um dos “grandes”. Assim, os Nano Influenciadores são fantásticos para parcerias com empresas iniciantes ou pequenas que têm um orçamento de marketing baixo.

Nos últimos anos, surgiram, também, imensas ferramentas para agilizar a medição e monitorização dos resultados das parcerias com os influenciadores digitais, o que abriu portas às empresas para conseguirem mais facilmente trabalhar com vários influenciadores em simultâneo, de forma prática e lucrativa. Ora, também este é um ponto positivo para os micro e nano influenciadores.

Outra vantagem é a redução do risco. Quer isto dizer que, se algo correr mal, o impacto negativo não será gigantesco, porque não se trata de uma grande celebridade, como o Cristiano Ronaldo, por exemplo. 

Salienta-se também a praticidade desta estratégia:

Basta selecionar um Micro ou Nano Influenciador, criador de conteúdo do segmento em que a marca procura atuar, e com um público-alvo semelhante ao da marca.

Como?

Imaginemos:

Eu tenho uma marca de pulseiras e gostaria de publicitar a nova coleção de pulseiras de outono. O meu público-alvo são mulheres entre os 18 e os 30 anos.

Seria perfeito estabelecer uma parceria com um nano ou micro influenciador (dependendo do meu orçamento e objetivos para a campanha) que já produza conteúdo de moda e que tenha o mesmo público-alvo do que a minha marca.

 

A Importância Crescente dos Nano e Micro Influenciadores

Finalmente, chegámos à derradeira questão que te fez abrir este artigo!

Os Nano e Micro Influenciadores têm uma importância crescente no mercado, graças ao excelente desempenho que têm vindo a ter no digital. Por isso, as parcerias com Nano e Micro Influenciadores são, cada vez mais, uma excelente aposta para as marcas. Diz-se, até, que os Nano e Micro Influenciadores são o futuro do Marketing de Influência! 

(Quanto a isso, não temos a certeza, porém, os resultados, hoje, estão à vista!)

Parece que há uma tendência natural no mercado do Marketing de Influência para apostar, progressivamente, nos micro e nano influenciadores. Agora, as marcas já interiorizaram o potencial das redes sociais e dos influenciadores digitais. Por sua vez, os influenciadores aprenderam a valorizar o seu trabalho e a fazer com que outros também o reconhecem e valorizem (cobrando mais pelo seu trabalho).

“[…] o investimento em influenciadores com milhões de seguidores que se fazem pagar a peso de ouro deixou de ser o santo graal do marketing de influência. Não só as pessoas estão fartas de publicidade disfarçada enfiada pela goela dentro, como muitas vezes nem sequer se identificam com essas celebridades.”

– Ana Rita Guerra, inAbram Alas aos Nano Influenciadores

(Artigo de Opinião publicado no Dinheiro Vivo)

Naturalmente, este é um setor que tem vindo a saturar-se a si próprio e, assim, motivou o surgimento de outras categorias no mercado, igualmente rentáveis, como é o caso dos Micro e Nano Influenciadores.

O Marketing de Influência dos Nano e Micro Influenciadores assemelha-se muito ao quadro de influência que temos na nossa vida real, quando perguntamos a um amigo a sua opinião sobre o novo telemóvel da Huawei ou sobre a chaleira que está em promoção no LIDL, porque ele já a tem.

Felizmente, as marcas já se começaram a aperceber de que a aposta em micro e nano influenciadores era mais eficaz. Os níveis de envolvimento são muito mais elevados e o grau de confiança existente é maior.

É possível alcançar mais pessoas, expandir o reconhecimento da marca e aumentar as vendas, tudo a um custo muito reduzido! Prático e eficiente. Uma vez que a comunidade de seguidores dos nano e micro influenciadores tem um alto grau de confiança nos mesmos, não só é possível uma marca se tornar mais conhecida, como também converterá novos clientes!

Apesar do alcance diminuto, entre esses 3 ou 4 mil seguidores, por exemplo, estão inúmeras possibilidades de parcerias mais reais, humanas (e económicas!), e a oportunidade de influenciar um círculo específico de potenciais clientes, que confiam no influenciador. Os Nano e Micro Influenciadores interagem muito com os seus seguidores e até mesmo com pessoas no offline (o chamado marketing “boca a boca”, ainda muito eficaz).

Aliás, inicialmente, os nano influenciadores eram interessantes sobretudo para negócios locais, como restaurantes, cabeleireiros, discotecas. Entretanto, segundo uma investigação do New York Times, as grandes marcas acordaram para o fenómeno e estão a apostar fortemente neste tipo de influenciadores, redefinindo todo o mercado do Marketing de Influência.

Resumindo…

As principais vantagens de estabelecer parcerias com micro e nano influenciadores são:

  • Quando comparados com outras estratégias de marketing, têm um custo muito reduzido;
  • As parcerias podem ser feitas por meio do envio de produtos ou quantias de dinheiro, dependendo do tipo de contrato e/ou resultado esperado;
  • É possível ter mais autonomia no momento de escolher o parceiro ideal;
  • A publicidade é feita de uma forma menos agressiva, porém, é muito persuasiva (dado o alto grau de confiança);
  • Baixo risco;
  • Aumenta o reconhecimento da marca e a confiança na mesma;
  • Agiliza o processo de alcançar novos potenciais clientes e de fidelização.

 

As pessoas estão fartas de publicidade agressiva disfarçada. Querem ser impactadas por pessoas que as inspiram de verdade, pessoas autênticas e em quem confiam.

Para nós, INFLUENZA, os Micro e Nano Influenciadores têm, realmente, uma importância crescente e queremos ajudar cada um deles a levar a sua mensagem até onde ela deve chegar. 

“Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”, dizia José Saramago. Por vezes, precisamos apenas de um empurrãozinho!

 

Estamos aqui para ti. Contacta-nos!

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