Com a chegada do Instagram Reels, muitas marcas ambicionam apostar numa nova estratégia de marketing digital que inclua a nova funcionalidade do Instagram. O Reels é uma ferramenta que, nesta altura, aumenta o alcance e o engagement das publicações, de forma orgânica (e gratuita!).
Contudo, muitas marcas não sabem, ainda, como começar a utilizar esta funcionalidade e a tirar o máximo partido dela, assegurando a manutenção da identidade da marca, a subtileza e a obtenção dos resultados pretendidos.
Por isso, a Influenza ajuda-te a esclarecer todas as questões sobre como podes incluir o Reels na tua estratégia de Marketing Digital. Neste artigo, vamos abordar:
- O que é o Instagram Reels?
- Porque devo incluir o Reels na minha estratégia digital?
- Como posso usar o Reels para promover a minha marca?
- Ideias de conteúdos para Reels
O que é o Instagram Reels?
O Instagram Reels é, segundo a própria empresa, uma “nova maneira de criar e descobrir vídeos curtos e divertidos no Instagram”.
A nova funcionalidade da plataforma é um convite à criação e partilha de vídeos divertidos com os nossos amigos ou qualquer outra pessoa no Instagram.
Cada um de nós – influencer, marca, mãe, pai, filho ou avó – pode, agora, gravar e editar vídeos incluindo vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e muito mais, no próprio Instagram, e obter um alcance e engagement muito maior!
A plataforma afirma que “o Reels oferece às pessoas novas formas de se expressarem, de descobrirem mais daquilo que amam no Instagram” e “ajuda qualquer pessoa com o objetivo de se tornar um criador de conteúdo a ganhar visibilidade”.
No fundo, o Reels oferece a qualquer pessoa a oportunidade de se tornar um criador de conteúdo no Instagram e alcançar novos públicos neste palco gigantesco.
Poderás ver, num Feed vertical personalizado para ti, uma seleção de vídeos do Reels feitos por vários utilizadores. Poderás, também, deparar-te com alguns vídeos do Reels “Em destaque”.
Esses vídeos “Em destaque” consistem numa seleção de vídeos do Reels públicos, ou seja, disponibilizados no “Explorar” por outros utilizadores, escolhidos para te ajudar a descobrir conteúdo original de que gostes!
Isto significa que, ao invés de veres apenas Reels de contas que segues, poderás ver, também, Reels de contas populares e em alta no Instagram!
Embora o funcionamento do algoritmo do Reels ainda não tenha sido desvendado, parece assemelhar-se ao funcionamento do algoritmo da secção “Para ti” do TikTok.
Provavelmente, a escolha dos vídeos do Reels que te aparecem é influenciada por quem segues, pelo conteúdo com o qual interages e pela tua localização geográfica.
Porque devo incluir o Reels na minha estratégia digital?
Para as marcas, encontrar influenciadores digitais que partilhem dos mesmos valores e que cultivem a mesma mensagem pode ser algo difícil, mas, nesta altura, é aquilo que proporcionará parcerias eficazes para campanhas bem-sucedidas.
O Marketing de Influência é, agora, uma estratégia que não deve, de todo, ser ignorada pelas marcas, sob prejuízo de estarem a deixar passar grandes oportunidades de melhorarem a sua notoriedade, credibilidade e vendas.
A aposta no Marketing de Influência é uma tendência crescente e a própria maneira como as marcas e a opinião pública olham para o conceito de “influenciador” ou influencer está a mudar.
Quando esta estratégia começou a emergir em força, os influencers eram, basicamente, celebridades ou pessoas que detinham muitos seguidores nas redes sociais.
Hoje em dia, o significado de “influenciador” está a expandir-se. Já não importa, apenas, o número de seguidores que se possui nas redes sociais, mas sim a relação existente com a respetiva comunidade, espelhada através do engagement e sinónimo, normalmente, de uma alta influência sobre a mesma.
À medida que nos tornamos mais conectados, qualquer pessoa que interaja regularmente com uma marca e que a recomende, caso possua algum poder de influência sobre o seu público (mesmo que seja formado por amigos, colegas e/ou conhecidos) pode ser considerada influencer, em certa medida.
O aumento de programas de embaixadores e de afiliados confirma esta nova noção de influencer – as marcas querem conectar-se com o seu público diariamente e de maneira autêntica, enquanto os consumidores desejam fazer parte de um envolvimento significativo com uma marca que gostam.
Assim, os nano e macro influenciadores digitais têm vindo a ter uma importância cada vez mais preponderante no ramo.
Para o Instagram, isto significa que todos os utilizadores, como vimos acima, podem tornar-se criadores de conteúdo – o seu envolvimento com uma marca pode refletir-se em todos os seus seguidores, de modo a que estes passem a percecionar algo de uma determinada forma ou a tomar certas ações ou comportamentos.
Posto isto, qualquer marca que tenha a estrutura necessária para criar conteúdo diariamente deve apostar no Instagram Reels para aumentar o seu alcance e engagement.
Porquê?
Existem três tipos de Reach/Alcance quando falamos de Redes Sociais.
- Alcance Orgânico – aquele que todos conhecemos. Quando estamos nas Redes Sociais, seja no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest, etc., lançamos uma publicação e ela impacta um número de pessoas sem termos investido monetariamente.
- Alcance Pago – o chamado Paid Social. Investimos dinheiro sob forma de anúncio nas Redes Sociais, escolhemos as pessoas que queremos atingir, criamos peças específicas para cada tipo de pessoa e quanto mais dinheiro investimos, mais pessoas atingimos.
- “Golden Ticket” – o chamado Alcance Viral. É quando lançamos uma publicação organicamente ou de forma paga e alguém que conseguimos atingir, seja organicamente ou não, interage com ela, permitindo que comece a chegar a amigos e assim sucessivamente, sem termos pago para tal.
Assim sendo, se temos pouco dinheiro para investir, é essencial escolher as plataformas que nos garantem muito Alcance Orgânico. Felizmente, hoje, é possível chegar às pessoas sem investir dinheiro.
Se resulta atualmente, a minha marca não possui um grande orçamento para apostar nas Redes Sociais, mas pretende amplificar a sua mensagem e adquirir novos clientes, há que aproveitar as ferramentas que as plataformas oferecem enquanto duram.
Quanto mais cedo apostamos numa determinada rede social, mais cedo conseguimos consolidar a nossa presença e, portanto, mais vantagem conseguimos ter relativamente à nossa concorrência, que ainda não o fez.
Uma rede social com um número de utilizadores diários como o Instagram não pode ser descurada de uma estratégia de marketing digital.
Para além disso, quando esta lança uma nova ferramenta que apresenta um alcance orgânico muito amplo e de forma gratuita, há que aproveitá-la!
O engagement dos usuários pode ser muito alto e isso representa ótimas oportunidades para as empresas. Porém, quem deseja investir nessa rede social deve ficar atento com as características do público-alvo.
Obviamente, é fulcral marcamos presença, desde início, de forma coesa, planeada e orientada a resultados concretos. É preciso ter em atenção à missão, visão e valores da nossa marca e, também, perceber o que as pessoas querem realmente ver.
Como começar a usar o Reels para promover a minha marca?
Para as marcas começarem a utilizar o Reels para se promoverem e aumentarem o seu alcance orgânico, por forma de adquirirem novos potenciais clientes, é preciso ter em conta alguns fatores importantes.
O primeiro é a análise de compatibilidade entre a faixa etária do público-alvo da marca com o público do Instagram.
Se o público-alvo de uma marca estiver se situar dentro da faixa etária dos 16 aos 24 anos, os resultados podem ser ótimos.
No entanto, se uma marca tiver um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir no Instagram Reels pode não trazer os resultados esperados.
Ainda assim, se a marca tiver públicos-alvo diferenciados, com consumidores mais jovens e outros grupos mais velhos, é possível criar estratégias no Instagram Reels e direcioná-las para o público mais adequado.
Tem sempre em mente que a idade não é um fator limitador. É possível criar um conteúdo extrovertido e, mesmo assim, conquistar consumidores mais experientes.
Igualmente, um jovem pode desejar conteúdos mais sérios e educativos.
Conhecer o teu público-alvo é a chave!
O Instagram Reels, tal como o próprio Instagram, tem um potencial gigantesco para ser utilizado por marcas e influenciadores digitais, em conjunto.
Por isso, uma boa estratégia seria realizar parcerias com influencers que se enquadrem na visão e valores da marca e cujo público-alvo se assemelhe ao da mesma.
Como a utilização da plataforma é muito simples, os influencers podem usar a rede com maior frequência e gerar mais interações diariamente.
O Youtube, por exemplo, é um canal também muito utilizado por influenciadores digitais, contudo, há uma concorrência grande para conquistar a atenção do público.
Por isso, para as marcas, trabalhar com um grande influenciador digital no YouTube pode ter um custo demasiado alto…
O Instagram, através do Instagram Reels, pode ser uma estratégia mais em conta para utilizar o poder dos influenciadores digitais.
O Instagram Reels é uma novidade e uma tendência crescente, pelo que acaba por ser, também, uma forma de as marcas mostrarem que são atuais e estão atentas às tendências.
Isto promove a perceção de Brand Coolness que o público tem de uma marca e é mais uma forma de aumentar a visibilidade com custos reduzidos, dado que o alcance orgânico das publicações do Reels é bastante amplo (ainda!).
Não é preciso ser um expert em manipulação de vídeos, conhecer a fundo os efeitos, saber trabalhar com áudio, etc., para tirar partido da plataforma.
O Instagram Reels é simples e interativo. Qualquer pessoa pode criar conteúdos, editá-los, torná-los únicos e publicá-los para a sua rede de seguidores.
Não podemos nos esquecer-nos de que, antes de mais, as redes sociais são plataformas de entretenimento e não puramente um canal publicitário. A marca deve, portanto, criar vídeos criativos, que prendam a atenção.
Abaixo, damos-te algumas ideias de conteúdos que podes produzir para o Instagram Reels.
Ideias de Conteúdos para Reels
As redes sociais servem, essencialmente, como um canal de entretenimento por meio de conteúdo.
Publicações interessantes, com elementos que, de certa forma, chamam a atenção dos utilizadores e entregam valor atingem altos níveis de engagement, enquanto conteúdos puramente publicitárias podem não ter o mesmo efeito.
A proposta do Reels é, justamente, dar o poder aos utilizadores de criarem conteúdos criativos através de uma ferramenta gratuita, que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com diferentes efeitos e filtros.
Cá vão as nossas ideias para te inspirares:
Cria Desafios
Um dos formatos de vídeo mais populares no TikTok, por exemplo, são desafios.
O Instagram Reels é uma plataforma criada para fazer face à concorrência do TikTok. Por essa razão, assemelha-se muito a ele, pelo que o tipo de conteúdo que normalmente resulta é muito similar.
Partilha Conteúdo Exclusivo dos Bastidores
O Marketing de Influência exige autenticidade e os consumidores anseiam por conteúdo autêntico vindo de marcas e de influenciadores que conhecem e em quem confiam. Por isso, mostra quem és!
Podes partilhar imagens exclusivas dos bastidores, informações privilegiadas e visões mais transparentes de como certas marcas operam.
O Washington Post, por exemplo, parece um pouco intimidante e muito profissional, porém, na sua conta no TikTok mostra imagens dos seus editores a debater sobre as informações mais recentes numa reunião. Este tipo de material humaniza as marcas e incentiva outros consumidores a envolverem-se diretamente com essas marcas.
Mostra os sítios bonitos que visitas
Todos gostamos de conhecer lugares mesmo enquanto estamos na nossa casa, certo?
Mostrar lugares especiais e as tuas aventuras em cada um é algo que, habitualmente, prende a atenção e deslumbra os utilizadores.
Ilusão óptica e planos criativos
Recorre a ilusões ópticas e planos criativos para criares Reels que intriguem os utilizadores e os faça querer repetir a experiência que tiveram ao ver o teu conteúdo.
Revela o dia-a-dia da empresa
Revelar o que se faz realmente dentro da tua empresa, dar a conhecer as funções e as pessoas por detrás de cada função é uma ótima forma de criar empatia e uma maior proximidade com o público!
Eis alguns exemplos nos quais te podes inspirar:
@influenza.pt 😋
Espero que este artigo tenha ajudado!
Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em contactar-nos.
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