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Youtube: como começar?

As estatísticas mais recentes indicam que o Youtube é a rede social mais utilizada em Portugal, por agora. A plataforma mundial possui mais de 2 mil milhões de visitas mensais e consagra-se como o grande palco dos influenciadores digitais, assim como das próprias marcas, graças à importância crescente do Marketing de Influência.

Neste artigo, vais ler:

  1. O que é o Youtube?
  2. História do Youtube
  3. Como criar um canal no Youtube?
  4. Como ser youtuber e ter um canal de sucesso?
  5. Como divulgar um canal de Youtube?

Segundo dados do Data Reportal – Portugal Digital 2020, o Youtube é a rede social mais utilizada em Portugal, seguindo-se o Facebook, Messenger, Whatsapp e Instagram.

O consumo de vídeo continua a crescer de forma muito acentuada em todo o mundo e Portugal não é exceção. Todos nós aproveitamos o facto de podermos escolher aquilo que queremos ver, quando o queremos ver e onde o queremos ver.

O consumo de vídeo continua a crescer de forma muito acentuada em todo o mundo e Portugal não é exceção. Todos nós aproveitamos o facto de podermos escolher aquilo que queremos ver, quando o queremos ver e onde o queremos ver.

De acordo com uma estimativa da Cisco, o consumo de conteúdo em formato vídeo corresponderá a cerca de 82% do tráfego da internet até 2021.

O vídeo é, hoje, uma excelente opção para as marcas se relacionarem com os seus públicos-alvo e, embora a chegada de outros serviços de streaming tenha vindo marcar presença, é no Youtube que as pessoas passam mais tempo (pelo menos em Portugal).

Eis alguns dados interessantes sobre o Youtube:

  • O YouTube tem mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos no mundo;
  • Mais de 70% das visualizações do YouTube são feitas em dispositivos móveis;
  • O YouTube lançou versões locais em mais de 100 países;
  • É o segundo maior motor de pesquisa do mundo (o primeiro é o Google);

Mais de mil milhões de horas de vídeos são visualizados diariamente.

 

O que é o Youtube?

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos disponível para todos os utilizadores da internet. Qualquer pessoa com uma conta no Youtube pode compartilhar os seus vídeos com o mundo através da plataforma.

O termo vem do Inglês “you”, que significa “tu”, e “tube”, que significa “tubo” ou “canal”, mas é usado na gíria para designar “televisão”. Portanto, o significado do termo “youtube” é, basicamente, “tu transmites” ou “canal feito por ti”.

A ideia é idêntica à da televisão, em que existem vários canais disponíveis. A diferença é que, aqui, os canais são criados pelos próprios utilizadores, que podem compartilhar vídeos sobre os mais variados temas.

No YouTube, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que queira assistir. Também é possível adicionar uma descrição sobre o vídeo e fazer comentários.

O YouTube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos. Muitas vezes, a popularidade alcançada por alguns vídeos, mesmo caseiros, diga-se, leva pessoas desconhecidas a tornarem-se influenciadores digitais.

Sabe mais sobre Influenciadores Digitais: a nova profissão do século XXI.

 

História do Youtube

A plataforma foi criada em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, funcionários de uma empresa de tecnologia nos EUA. A ideia surgiu devido à dificuldade que existia na época para partilhar vídeos na internet, dado que a sua dimensão dificultava o envio por e-mail. 

O Youtube veio possibilitar algo totalmente inovador: a possibilidade de qualquer utilizador colocar vídeos na internet, para serem visualizados por qualquer pessoa no mundo.

O Youtube utiliza o formato Macromedia Flash para reproduzir os conteúdos, além de permitir que usuários coloquem os vídeos em blogs e sites pessoais. 

Todo o potencial do Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que o elegeu como a melhor invenção de 2006. Nesse mesmo ano, foi comprado pela empresa Google, por 1.65 mil milhões de dólares.

 

Como criar um canal no Youtube?

1ª etapa

Para começar, é necessário criar uma conta no YouTube.

Esta é a etapa mais fácil de todo processo: Caso possuas uma conta Google, já tens uma conta no YouTube. Só precisas de abrir o YouTube e clicar em login no canto superior direito.

como-criar-canal-youtube

Depois, serás redirecionado para a página que aparece abaixo. Coloca o teu email e palavra-passe do Google no local indicado.

tutorial-canal-youtube

Clica em “próxima” e pronto! As contas estão integradas.

Caso você ainda não tenhas uma conta Google, basta clicares em “mais opções” e depois em “criar uma conta”!

 

2ª etapa

Após fazer o login no YouTube, clica no teu avatar (foto de perfil) e, de seguida, em “Crie um canal” no menu que aparece logo abaixo.

 

3ª etapa

Agora, é só começares a colocar os teus vídeos no Youtube!

⚠️ Atenção: antes de submeteres o vídeo, confirma se tua conta está verificada! Para isso, vai a youtube.com/verify

Na parte superior da tela do YouTube, está um ícone 📷 e um + no centro. Ao clicar lá, verás a opção de “Enviar vídeo”, que deves selecionar.

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Ao clicar em enviar, abrirá uma janela para selecionar o arquivo. Escolhe o vídeo que pretendes e aguarda um pouco.

Enquanto o vídeo carrega, podes já ir configurando as suas características principais.

youtube-marketing-influencia

  • Detalhes
    • Coloca um título, descrição, marcações e adicione a uma playlist, caso tenhas uma;
    • Após o vídeo ser processado, escolhe uma miniatura pré-definida ou faz o upload de uma imagem personalizada. Este passo é muito importante, pois essa imagem será a capa do vídeo. É essa imagem que aparecerá no teu canal, nos resultados de pesquisa e também quando alguém compartilha o teu vídeo nas redes sociais;
    • Configura, também, a restrição de idade, caso seja o caso.
  • Elementos do vídeo
    • Aqui podes colocar cards interativos e uma tela final para mostrar vídeos relacionados, sites e calls-to-action.
  • Visibilidade
    • Escolhe as opções de visibilidade entre:
      • Público, onde qualquer pessoa pode ver;
      • Não listado, quando apenas as pessoas com o link do vídeo conseguem ver;
      • Privado, quando o vídeo só pode ser visto por pessoas selecionadas ou com acesso de login do canal do YouTube.

Após estas definições iniciais, pode ainda utilizar as configurações avançadas.

Como ser youtuber e ter um canal de sucesso?

Existem inúmeros fatores a ter em conta para alcançar o sucesso no que diz respeito a um canal de Youtube e nem sempre temos controlo sobre todos eles. Ainda assim, há algumas práticas que auxiliam a delinear esse caminho:

 

  • Escolhe um nicho específico

Quem quer chegar a todo o lado, na maioria das vezes, acaba por não chegar a lado nenhum. Por isso, dentro da área que te apaixona, escolhe um nicho específico para o qual produzirás o teu conteúdo. 

Assim, estarás a criar conteúdo extremamente relevante e valioso para um determinado grupo de pessoas, o que vai aumentar fortemente o engagement e a construção da tua comunidade.

Nicho escolhido, precisas também de definir um tipo de abordagem e manter-te consistente. Para isso, estuda outros canais cujo conteúdo incide sobre a mesma área ou nichos semelhantes e observa quais são os tipos de vídeos e abordagens com mais visualizações e engagement

Identifica, ainda, o tom de linguagem, o tempo de duração dos vídeos e tudo o que poderá ser útil para a criação da tua estratégia.

 

  • Elabora um planeamento

É fulcral pensares na tua estratégia e isso inclui o calendário editorial. Este planeamento é essencial para manteres a consistência no teu canal, nomeadamente no que toca à periodicidade de publicação dos vídeos. 

Ter objetivos claros é meio caminho andado para os alcançar. Podes escolher publicar vídeos 3 vezes por semana ou apenas uma; o importante é que te mantenhas fiel ao planeamento e não falhes os dias de publicação dos vídeos. 

Esta ferramenta ajuda a organizar, segmentar e planear as melhores datas, horários e momentos para os teus vídeos serem lançados no Youtube. Com ela, certamente conseguirás manter o canal atualizado e ainda planear a divulgação dos vídeos de forma consistente. 

Além disto, a frequência também tem um impacto positivo no SEO.

 

  • Personaliza ao máximo

Os grandes canais no Youtube são conhecidos por terem uma identidade própria. Esta é uma característica que deves replicar no teu canal: uma personalização única, acompanhada por uma identidade visual própria. 

Este é um cuidado que faz toda a diferença, pois a pegada visual é algo importantíssimo para o sucesso de qualquer projeto no digital. Por isso, deves apostar em banners e thumbnails poderosos.

O banner deve ser uma imagem atrativa, combinando as cores com a essência do teu canal. As thumbnails (as capas dos vídeos) devem ser muito bem produzidas, pois são uma fonte de atração para o vídeo e, consequentemente, geram mais visualizações.

 

 

  • Mantém um relacionamento próximo com o público

Durante muitos anos, foi a comunicação unilateral que reinou, com a TV e o rádio. Hoje, com as redes sociais, incluindo o Youtube, a comunicação é multilateral. Neste caso, entre o produtor de conteúdo e toda a sua comunidade. Uma parte essencial do sucesso de um canal no YouTube é o relacionamento com o teu público.

Lembra-te que as pessoas terão total liberdade para comentar, elogiar, fazer sugestões e… críticas. Tenta responder ao máximo de comentários possível, de forma educada e aberta, mostrando aos teus seguidores que a opinião deles é importante para ti.

Inclusive, fica atento às sugestões de conteúdos e possíveis dúvidas que surgirem por parte do público. A partir deles, podes retirar insights valiosos para gravar novos vídeos. Afinal, é para essas pessoas que produzes conteúdo, não é verdade?

 

Como divulgar um canal de Youtube?

Além das dicas que te demos acima, há muitos outros fatores que influenciam o sucesso dentro da plataforma, como a divulgação do canal. Aqui, damos-te algumas ideias para divulgares o teu canal no Youtube: 

 

  • Redes sociais

As redes sociais são o meio de divulgação mais eficaz para difundires os teus vídeos. Por isso, percebe em que redes sociais o teu público está presente. Não adianta de muito perderes tempo a divulgar os teus vídeos em todas as redes sociais quando, na verdade, o teu público está apenas no LinkedIn ou no Instagram.

Nos copy, tenta incluir um convite para as pessoas assistirem ao vídeo e calls-to-action para interagirem com ele! Isso aumentará o engagement das tuas publicações.

 

 

  • SEO

O SEO é fundamental. Não cometas o erro de ignorar as boas práticas de SEO para Youtube. O Youtube é o segundo maior motor de pesquisa do mundo, o que significa que a plataforma possui o seu próprio sistema de classificação e ranking, através de algoritmos. 

Tal como acontece no Google, são os primeiros vídeos que surgem na página de resultados do Youtube que obtêm maiores probabilidades de serem visualizados.

O YouTube tem em consideração diversos fatores para posicionar um vídeo na página de resultados: 

  • Título;
  • Palavras-chave no título e na descrição;
  • Tags;
  • Duração dos vídeos;
  • Número de plays;
  • Tempo de permanência da audiência dentro do vídeo;
  • Likes e deslikes;
  • Entre outros.

Sabe 10 Fatores a serem considerados em Youtube SEO.

 

 

  • Colaborações ou Parcerias

No início de um canal no Youtube, é interessante apostar nas chamadas collabs com outras empresas/marcas, pessoas ou influenciadores digitais. É uma ótima forma de conseguir mais visibilidade para o canal a curto/médio prazo, pois as colaborações fazem chegar um novo público ao teu canal.

Ao convidares alguém para uma collab, é importante que a pessoa trabalhe com um nicho semelhante ao teu. Caso contrário, a probabilidade de o público se interessar pelo teu conteúdo é muito baixa.

 

Gostarias de ter acesso a dicas personalizadas? Contacta-nos para elaborarmos, juntos, a estratégia perfeita para ti!

Estamos à tua espera para influenciarmos o mundo.

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