Gostavas de aplicar o Marketing de Influência no teu negócio, mas não sabes como? Achas que está muito acima das tuas possibilidades?
Neste artigo, vamos explicar-te tudo aquilo que precisas para executares esta estratégia incrível que está a gerar resultados para imensas marcas.
Se é possível para tantas outras, também é possível para ti. Basta saberes como o fazer de forma eficiente. Aqui, vamos desvendar um pouquinho do nosso conhecimento na área, sem segredos, para te dar o empurrão que precisas!
O que é Marketing de Influência?
Marketing de Influência ou Influencer Marketing consiste numa estratégia de Marketing Digital que envolve uma parceria entre uma marca e influenciadores digitais.
O objetivo deste tipo de parcerias é criar uma ponte entre a marca e o seu público, que, à partida, será bastante semelhante ao público do influenciador escolhido.
Assim, o Marketing de Influência, através da produção e divulgação de conteúdo por parte de influencers, permite que uma marca consiga adquirir novos clientes, aumentar a notoriedade, melhorar a relação e a proximidade com o seu público-alvo e influenciar as decisões de compra do mesmo.
Devido à confiança que o público deposita, naturalmente, no influencer, as marcas encontram nestas parcerias uma grande oportunidade de negócio.
Atualmente, é mais fácil os consumidores confiarem em pessoas que seguem diariamente nas redes sociais (com quem já têm alguma espécie de afinidade e respeito) do que na comunicação de marketing das próprias marcas.
Por esta razão, o Marketing de Influência tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no meio digital, mostrando o que vale a cada dia que passa.
Geralmente, implica custos relativamente baixos e os resultados são muito positivos, efetivos e medíveis, o que torna o Marketing de Influência uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas.
O Marketing de Influência permite conectar empresas com influenciadores e aproximar os produtos e serviços das primeiras a quem realmente tem interesse neles.
Consequentemente, estes resultados podem observar-se ao nível das vendas e das impressões online.
Quem são os Influencers?
Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas com uma forte presença nas redes sociais e que possuem a confiança do seu público. Por conseguinte, têm um grande poder de influência no público sob o qual atuam.
Os influenciadores digitais podem, igualmente, ser designados como produtores de conteúdo.
Na prática, o seu trabalho envolve produzir conteúdo que agregue valor para um determinado público-alvo e divulgar esse conteúdo através das redes sociais.
Existem influenciadores das mais distintas áreas: moda, beleza, lifestyle, nutrição, culinária, empreendedorismo, desporto, humor, etc.
Porque devo apostar no Marketing de Influência?
O Marketing de Influência permite transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam as tomadas de decisões de um determinado público, de modo a favorecer uma marca.
Este tipo de estratégia digital tem gerado resultados bastante positivos para as marcas, por vários motivos.
Confere algumas das razões pelas quais deves investir no Marketing de Influência para o teu negócio:
1. Acessibilidade
É uma estratégia que tanto grandes como pequenas empresas têm possibilidades de usar, porque não é necessário um orçamento enorme ou qualquer tipo de vínculo com agências de publicidade.
É comum ser a própria empresa a entrar diretamente em contacto com os influencers. Ainda assim, aconselhamos a assistência de uma Agência de Marketing de Influência para ajudar em todo o processo.
Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, com uma quantidade de seguidores variável e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao público-alvo e orçamento.
Para isso, convém estar presente nos canais digitais onde está o público-alvo da marca, perceber que tipo de conteúdo consome e quais seriam os melhores influenciadores para os impactar. O nosso artigo Como escolher o influenciador ideal para a minha marca? poderá ajudar-te neste aspeto.
2. Maior visibilidade
Ao recorrer a influenciadores digitais, a marca tem a possibilidade de alcançar novos públicos e potenciais clientes, uma vez que estes profissionais possuem, normalmente, um número de seguidores relativamente elevado.
Hoje em dia, ter um negócio e não o publicitar online é como abrir uma loja e não dizer a ninguém. Assim, ao ser mencionada nas redes sociais dos influenciadores, a marca irá certamente aumentar a sua notoriedade para o público-alvo.
Terá maior probabilidade de aumentar os seguidores nas suas redes sociais oficiais, o tráfego para o website e, por conseguinte, as vendas.
3. Confiança
Quando queremos comprar um produto, é normal que procuremos informações sobre a melhor alternativa existente no mercado e peçamos opiniões a pessoas que já experimentaram alguma delas, certo?
Ora, confiarias mais no que uma marca diz sobre o próprio produto ou no que um amigo ou alguém que acompanhas diariamente na internet diz sobre ele?
A sensação de proximidade que os seguidores têm com os influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre marcas e produtos pareçam mais confiáveis.
Quando uma marca escolhe um influencer para desenvolver uma parceria, tem acesso à audiência dele, já formada. Se existir confiança dos seguidores no influencer escolhido, então, provavelmente, a marca receberá, também, essa credibilidade.
4. Alcança o público certo
Ao investir em influenciadores digitais, à partida, elimina-se a necessidade de investir para mapear grupos de pessoas que possam ser potenciais clientes, visto que estes já têm a sua audiência construída.
Se as ações forem executadas recorrendo a influencers que atuam no mesmo segmento da marca, é mais fácil adquirir potenciais clientes, uma vez que os interesses da audiência do influencer, provavelmente, se coadunam com os do público-alvo da marca.
Ainda assim, para que a estratégia de Marketing de Influência seja bem sucedida, deve fazer-se uma análise da similaridade dessa audiência com o público-alvo da própria marca.
Os influenciadores costumam apresentar dados e informações relevantes sobre o perfil dos seus seguidores nos seus media kits, o que torna possível um direcionamento das ações de acordo com os objetivos propostos.
5. Potencializa a imagem da marca
Os resultados derivantes do Marketing de Influência podem ir muito além da conquista de novos clientes, seguidores e aumento das vendas.
Ao associares a tua marca a um influenciador em cujo público confia e nutre algum carinho, podes melhorar significativamente a imagem da marca e o seu posicionamento no mercado, além da visibilidade.
Além disso, na prática, associar uma marca a um produtor de conteúdo digital melhora, geralmente, outros aspetos, como a posição nos motores de pesquisa e a presença nas redes sociais.
6. Influencia positivamente decisões de compra
Consultar recomendações de outros clientes e de pessoas que sejam uma referência em determinados assuntos é o pão nosso de cada dia para tomar decisões de compra.
Já não basta fazer pesquisas com base apenas nas características do produto, divulgadas pela própria marca.
A opinião de pessoas experientes no assunto são, agora, essenciais, para escolher um produto ou marca de entre as várias disponíveis no mercado.
Por isso, a divulgação feita por influenciadores digitais tem um impacto extremamente positivo no processo de decisão e um alto potencial de conversão em vendas. Além disso, contribui, igualmente, para a fidelização de clientes.
7. Relação preço/benefício
Outra das grandes vantagens do Marketing de Influência é o custo das suas ações.
Como dissemos no primeiro ponto (relativo à acessibilidade), hoje em dia, não é necessário ter um grande orçamento para tirar partido desta estratégia.
É certo que influenciadores digitais com um elevadíssimo número de seguidores e, portanto, com um grande alcance, são, por norma, dispendiosos. Porém, os benefícios de trabalhar com nano e micro influenciadores são cada vez maiores.
A propósito, aconselhamos-te a ler o nosso artigo sobre os benefícios de trabalhar com nano e micro influenciadores digitais.
Como aplicar o Marketing de Influência no meu negócio?
Gostavas de otimizar os resultados da tua empresa utilizando esta estratégia?
Agora que já sabes que a tua empresa pode, sim, trabalhar com marketing de influência e ter resultados, atenta nas dicas abaixo para o fazeres da melhor forma:
1. Define os teus objetivos
Uma campanha de marketing de influência pode ter objetivos diversos. É importante focarmo-nos apenas nos principais, de forma assertiva, de modo a criar estratégias direcionadas à sua concretização.
Os objetivos podem ser divulgar um novo produto, gerar leads, aumentar o número de seguidores, recolher dados para determinadas ações, mais visibilidade, adquirir notoriedade no mercado, destacar-se da concorrência, etc.
Convém escolher um número reduzido de objetivos (um ou dois), caso contrário, corre-se o risco de tentar chegar a todo o lado e, no final de contas, não chegar a lado nenhum. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, não é verdade?
2. Conhece o teu público-alvo
Assim como em qualquer ação de marketing, saber qual é o teu público-alvo e conhecê-lo muito bem é essencial.
Precisas de saber quem é a tua persona, o teu cliente ideal, quais são as suas preocupações, desejos, ambições, que tipo de conteúdo consome, de que forma, e quem o influencia.
Com essas informações em mãos, consegues mais facilmente descobrir os influenciadores mais adequados para a tua marca e estabelecer parcerias duradouras, caso pretendas.
3. Escolhe o influencer certo para a tua marca
Aqui, salientamos, mais uma vez, que não importam somente os números. Não procures o influenciador com mais seguidores, mas aquele cuja audiência se assemelha ao teu público-alvo.
A taxa de engagement é também uma métrica fulcral a analisar. Além disso, certifica-te de que o estilo de comunicação, personalidade e valores do influenciador em causa se enquadram nos da marca.
Atenção, também, ao historial do influenciador. Faz uma pesquisa profunda sobre as ações de marketing em que já participou e descobre se há alguma polémica associada a ele.
4. Define a mensagem a transmitir
A definição da mensagem que será transmitida ao público é crucial para o sucesso da estratégia de Marketing de Influência.
O mais indicado é que este alinhamento seja realizado em conjunto com o influencer.
Ambos devem discutir o teor e formato da mensagem juntos e, assim que definidas as ações, a marca fica, normalmente, encarregue de enviar ao influenciador um briefing para prosseguimento das ações.
5. Não limites a criatividade
Não tentes controlar tudo, limitando a criatividade do influenciador, pois, na verdade, o que a audiência aprecia é o conteúdo produzido por ele. Se assim não o fosse, ele não teria uma audiência própria formada e engajada, não é?
Por vezes, queremos tanto que a campanha resulte que acabamos por pressionar demasiado a pessoa que está do outro lado, o que acaba por dar aso a uma campanha banal e sem valor.
Dá o espaço criativo necessário ao influenciador e deixa-o trabalhar à sua maneira, dentro do estabelecido no contrato.
6. Explora combinações
Uma estratégia de Marketing de Influência pode envolver apenas um influenciador, mas nunca é somente sobre o influenciador.
Pensa em como podes utilizar vários canais de forma integrada e criativa, de modo a aumentares o alcance da tua mensagem e impactares o teu público-alvo.
Se optares por trabalhar com vários influenciadores, certifica-te de que existe um diálogo comum entre as publicações de cada um, garantindo que não são apenas publicações soltas e desprovidas de conteúdo, sem nenhuma relação entre elas.
7. Micro ou macro influenciadores?
Para não tomares uma escolha que trará mais custos do que resultados, guia-te sempre pelo teu objetivo principal. Pensa, por exemplo, se para a campanha em questão, o principal objetivo é aumentar a notoriedade da marca ou as vendas.
Grandes influenciadores costumam chamar mais atenção pela quantidade de pessoas que conseguem mobilizar, no entanto, micro influenciadores costumam ter um maior engagement e uma relação mais próxima com os seus seguidores.
Não te deixes levar pelo números de seguidores, mas sim pelos resultados que esse influencer irá agregar à tua estratégia.
8. #Publi ou #Ad
Sempre que existe uma relação comercial entre um influenciador e uma marca, ela tem de ser identificada de forma clara e inequívoca, no início das publicações. O consumidor deve entender, logo, que está perante um conteúdo comercial.
O dever de identificar de forma clara e inequívoca o conteúdo comercial das publicações feitas na internet e nas redes sociais está regulado pelo art.º 8.º do Código de Publicidade, que contém o Princípio da Identificabilidade.
Consulta o nosso Guia de boas práticas para influenciadores e marcas para te informares melhor acerca deste assunto.
9. Acompanha os resultados
No Marketing de Influência, a medição de resultados desempenha um papel crucial no desenvolvimento da ação.
Volume de novas vendas, visitas no site, número de seguidores e menções na página da empresa são algumas métricas que podem demonstrar o nível de sucesso das tuas campanhas.
Com este acompanhamento, é possível entender se a campanha está a ter os resultados esperados e reajustar as ações de marketing, se necessário.
Como medir o retorno do Marketing de Influência?
Como vimos, assim como em todas as ações de Marketing Digital, os resultados do Marketing de Influência também devem ser constantemente medidos durante a realização da campanha.
Assim, caso o desempenho de publicações não esteja a atingir o resultado ou nível criativo esperado, é necessário otimizar aquilo que está a falhar.
As métricas de redes sociais importam, mas existem mais opções a serem exploradas.
Antes de tudo, deves ter bem definidos os seguintes aspetos:
- Quais são os teus objetivos de negócio gerais?
- Qual é o objetivo para esta campanha em particular?
- Lançar um novo produto?
- Ação de branding?
- Aumentar as vendas?
- Tornar a marca top of mind da sua categoria?
- Mudar a perceção sobre a marca?
- Atingir novas audiências?
Cada objetivo descrito acima pede que se analisem diferentes tipos de dados para chegar ao desempenho da campanha. Para muitas delas, as estatísticas disponibilizadas pelas redes sociais não respondem totalmente à questão.
Assim, para te ajudarmos a entender que métricas deves incluir nos teus relatórios, damos, abaixo, algumas sugestões:
Métricas de reconhecimento – Medem a visibilidade que teve a campanha.
- Pessoas alcançadas
- Impressões
- Novos visitantes no site
- Impacto de influência da campanha
- Retorno monetário
Métricas de consideração – Mostram a que nível as pessoas estão mais dispostas a comprar e usar os teus produtos.
- Taxa de engagement
- Aumento do número de seguidores
- Cliques para o site
- Novas visitas no site
- Conteúdo guardado no Instagram
- Aumento de pesquisas pelo teu produto no Google
Métricas de conversão – Demonstram a efetividade da campanha.
- Leads geradas
- Conversões no site
- Quantidade de cupões utilizados
- Conversões na loja física
- Downloads da app
Um bom relatório deve fazer a combinação dos dados relevantes para o âmbito da campanha, junto com a análise subjetiva dos resultados.
Não te esqueças de incluir, também:
- Prints dos posts criados;
- Prints de comentários relevantes;
- Sentimento dos comentários;
- Análise do envolvimento que o influencer teve na campanha.
DICAS BÓNUS
- Parametriza os teus links, para conseguires fazer o tracking e perceberes de onde vem o tráfego. Para este efeito, recomendamos o JotUrl.
- Caso a campanha inclua descontos, cria cupões personalizados com o nome do influenciador, para saberes o número de vendas que foram conseguidas através do mesmo.
Conclusão
Agora que já tens uma noção de como aplicar o Marketing de Influência ao teu negócio, consegues imaginar o leque gigantesco de oportunidades e resultados possíveis das parcerias com influenciadores?
Sim, é possível, seja qual for a dimensão da tua empresa.
Se precisares de ajuda para delinear a melhor estratégia de Marketing de Influência para a tua marca, contacta-nos!
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Até já,
Equipa Influenza
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