Desenvolver uma estratégia de Marketing de Influência e trabalhar com vários influenciadores digitais em simultâneo pode ser um pouco complexo, pela quantidade de passos e burocracias que envolve, tanto para as marcas, como para os influenciadores.
Isso pode deixar ambas as partes preocupadas, criando uma experiência negativa e improdutiva. No entanto, há uma forma fácil de evitar que isso aconteça: através das agências de marketing de influência!
Eis o que consideramos importante saberes sobre elas:
- O que é uma agência de influência?
- Porque deves contratar uma agência de marketing de influência?
- Como funcionam as agências de Marketing de Influência?
- Abordagem
- Contratos
- Fontes de receita
- Custos
Pelo nome, já dá para perceber, pelo menos superficialmente, de que tratam as agências de Marketing de Influência, certo? Mas, afinal, o que fazem em concreto? Quais as suas responsabilidades? Como funcionam? Vale a pena contratar uma?
Abaixo, damos-te as respostas a todas estas questões!
O que é uma agência de Marketing de Influência?
As agências de Marketing de Influência não diferem muito das já conhecidas agências de Marketing: ambas oferecem serviços relacionados com a elaboração da estratégia e gestão de campanhas de marketing e comunicação.
A diferença entre as agências de Marketing comuns e as agências de Marketing de Influência é que estas últimas são especializadas, tal como o nome indica, em Marketing de Influência (ou Influencer Marketing).
Desde a elaboração do briefing até ao planeamento da campanha ou à gestão de comunicação de crise, as agências de Marketing de Influência são especializadas em todo o tipo de ações com influenciadores e, mais do que isso, em agilizar processos.
O trabalho destas agências concentra-se no desenvolvimento da estratégia para campanhas de Marketing de Influência e na procura pela simbiose perfeita entre influenciadores digitais e marcas. Além disso, são também responsáveis pela gestão das campanhas, assegurando que os objetivos propostos são cumpridos.
Assim sendo, acompanham as marcas em todo o processo de desenvolvimento da estratégia, desde a definição dos objetivos, à seleção de influenciadores e negociação juntos dos mesmos.
Este acompanhamento é feito em forma de apoio aos influenciadores e às marcas, para que a comunicação entre os dois seja agilizada e ambos alcancem os seus objetivos.
Quando bem pensadas, executadas e monitorizadas, as campanhas com influenciadores digitais podem trazer um retorno elevadíssimo, tanto em termos de vendas, como em termos de notoriedade ou de credibilidade.
Não obstante, nem sempre as marcas têm o conhecimento e o tempo necessários, quer para escolher o influenciador digital mais compatível com elas e com os seus objetivos, quer para delinear a estratégia da campanha ou para a vigiar e ajustar (caso necessário).
Portanto, empresas que desejem criar ações de marketing de influência realmente bem-sucedidas a todos os níveis devem debruçar-se sobre o que estas agências podem oferecer.
Em síntese, as agências de influenciadores (como também são conhecidas) desenvolvem, implementam, promovem e refinam o trabalho das marcas com influencers.
Acrescenta-se, ainda, que são igualmente especializadas em vários tipos de campanhas, tendo em conta os objetivos particulares de cada empresa:
- Posicionamento da marca;
- Imagem e credibilidade;
- Campanhas temáticas;
- Aumentar as vendas;
- Lançamento de novos produtos;
- Aumentar o nº de visitantes nas lojas;
- Campanhas de engagement;
- Entre outros.
Porque deves contratar uma agência de Marketing de Influência?
Ao contratar uma agência de marketing de influência, podes contar com a ajuda de profissionais especializados na área, que conhecem o mercado e poderão tomar atitudes mais adequadas para a campanha gerar resultados.
Para além disso, a agência assume a responsabilidade não só de elaborar as estratégias, mas também de garantir que os objetivos estabelecidos por ambas as partes são cumpridos!
De seguida, enumeramos as maiores vantagens de contratares uma Agência de Marketing de Influência para colaborar contigo:
- Auxílio de profissionais especializados
Ao contratares uma agência de Marketing de Influência, terás a possibilidade de colaborar e de aprender com profissionais especializados na área, dedicados à obtenção de resultados e com um conhecimento profundo do mercado.
Os profissionais destas agências são, geralmente, qualificados, experientes e autoridades no assunto. Assim sendo, possuem a capacidade de tomar atitudes mais assertivas e rápidas para o negócio gerar os resultados pretendidos.
Pesquisa de influenciadores digitais, estratégia, análise de dados, marketing digital, design gráfico… Dificilmente as empresas conseguem reunir profissionais que dominem todos estes requisitos, certo?
Ora, as Agências de Marketing de Influência surgem precisamente para prestar auxílio em todas estas matérias, dando resposta às necessidades de influenciadores e marcas com um alto grau de qualidade.
- Obtenção de resultados
As agências de Marketing de Influência atuam como uma espécie de moderador e assumem a responsabilidade de elaborar estratégias benéficas para ambos os players (neste caso, marcas e influenciadores digitais).
A colaboração com uma agência de Marketing de Influência pressupõe a obtenção de resultados favoráveis e a anulação de possíveis mal-entendidos por alguma das partes envolvidas. Caso a campanha não esteja a correr como estipulado, cabe à agência tomar as ações necessárias para o corrigir.
A marca deve preocupar-se, apenas, em transmitir à agência de Marketing de Influência os seus objetivos com a campanha e o seu orçamento para os concretizar.
Os influenciadores devem ter em conta os insights transmitidos pela agência e dar asas à sua criatividade para produzirem um conteúdo fantástico que gere os resultados desejados!
- Poupança de tempo
Construir uma campanha de Marketing de Influência, embora não pareça muito complexo, exige muito tempo e esforço: telefonemas, pesquisa, brainstormings, e-mails, briefings, contacto com os media, elaboração da estratégia, finanças, análise de dados, marketing digital, etc.
Trabalhar com uma Agência de Marketing de Influência vai permitir-te poupar imenso tempo que seria sugado da tua rotina normal.
Desta forma, ao invés de gastares tempo com serviços que fogem da tua rotina normal, e sobre os quais não tens muito conhecimento, podes direcioná-lo para as tuas tarefas diárias ou, por exemplo, focar-te na melhoria dos serviços que a tua empresa oferece!
Como funcionam as agências de Marketing de Influência?
Devido à burocracia inerente a uma colaboração entre marcas e influenciadores digitais, desenvolver uma estratégia de influencer marketing pode ser algo complicado. Entretanto, as agências estão cá para facilitar o processo!
Abordagem das Agências de Marketing de Influência
Como vimos acima, as agências são responsáveis por acompanhar a marca em todo o processo de desenvolvimento na estratégia, desde a definição dos objetivos, à seleção de influenciadores e negociação juntos dos mesmos.
💡 DICA TOP: Todos os Influenciadores devem preparar um Media Kit e tê-lo sempre à mão, para que quando uma Marca ou uma Agência de Marketing de Influência os contactar, eles tenham um registo do seu trabalho e estatísticas! 😉
Após esta abordagem, é necessário fechar contrato (para cada influenciador que aceita participar da campanha, é necessário enviar um contrato).
Depois, quando é fechado o contrato com o(s) influenciador(es), fica acordado que a agência irá usufruir de uma percentagem 20% a 30% do valor pago pela marca ao(s) mesmos(s).
Contratos
Relativamente aos contratos, ainda que não exista um standard, por norma, nos acordos formalizados pelas agências junto dos influenciadores, estão representados:
- Objetivos;
- Contrapartidas;
- Deveres;
- Remunerações;
- Outras questões com igual relevância.
Cabe às partes o cumprimento dos objetivos contemplados e, sobretudo, a garantia de resultados.
Existem três modalidades de contrato: contrato de exclusividade; contrato de não exclusividade e acordos de campanha.
- Contrato de exclusividade
Neste tipo de contrato, a agência fica responsável pela gestão exclusiva do influenciador. Assim, todos os contactos que este receba por parte de marcas com interesse no seu trabalho, têm de passar pela agência na qual está agenciado.
- Contrato de não-exclusividade
Aqui, o influenciador pode negociar diretamente com as marcas e prestar serviços a outras agências sem qualquer tipo de obstáculo ou prejuízo.
- Acordos de campanha
Por último, os acordos de campanha são, normalmente, realizados com influenciadores que não façam parte da rede de agenciados da agência, para campanhas específicas.
Fontes de receita
As agências de Marketing de Influência obtêm remuneração a partir de 3 fontes de receita: operação, comissão sobre o influenciador, comissão sobre a ferramenta.
Fonte 1: Operação
Esta é a fonte de receita mais rentável, geralmente. A agência é remunerada pelos seus serviços de planeamento e execução das campanhas de marketing de influência para o cliente.
Esta tarefa engloba, pelo menos, cinco atividades:
- Definição dos objetivos – Público-alvo, orçamento disponível, objetivos da campanha, alcance necessário para atingir as metas pretendidas, etc.
- Seleção de influenciadores – Pesquisa de influenciadores para selecionar o mais adequado (perfil, nicho de mercado, desempenho real).
- Abordagem e negociação junto dos influenciadores – Estabelecer contacto com os influenciadores (seja por e-mail, redes sociais, telefone ou diretamente com o influenciador ou o agente dele), apresentar a marca, explicar a campanha, negociar valores e outros pormenores.
- Fechamento de contrato – Para cada influenciador que aceita a proposta da agência, é necessário enviar um contrato que deve voltar assinado e, depois, ser arquivado de forma organizada.
- Monitorização – Acompanhar cada influenciador contratado, para assegurar o bom caminho da campanha e o cumprimento do contrato. Medir resultados a partir de indicadores apropriados e, com base neles, elaborar relatórios para a marca.
O formato da remuneração vai depender de agência para a agência.
Fonte 2: Comissão sobre o influenciador
Quando a agência fecha contrato com o influenciador, é habitual que exija cerca de 30% do valor pago pela marca ao mesmo. É uma prática similar à das agências de publicidade.
Fonte 3: Comissão sobre a ferramenta
Para trabalhar com influenciadores, mais tarde ou mais cedo, a agência terá de contratar, inevitavelmente, um software de influencer marketing e, seguidamente, irá recomendá-la (quando encontrar a sua preferida) aos seus clientes.
Por essa indicação, o software escolhido atribui uma comissão à agência. Este é um programa semelhante ao que algumas ferramentas de inbound marketing praticam.
Estas 3 fontes de receita acabam, assim, por se juntar, ampliando o modelo básico de pagamento à hora e proporcionando lucro às agências.
Custos
No geral, a primeira pergunta que as marcas fazem ao contratar uma agência de marketing influência é: “Quanto vai custar para atingir x objetivos?”.
Na verdade, quando se trata de trabalhar com influenciadores digitais, não existem valores fixos e taxas definidas. Por essa razão, é imprescindível que as agências sejam francas logo desde início quanto aos custos estimados.
Como seria de esperar, os custos vão depender, antes de mais, dos objetivos estabelecidos pelas marcas.
Por exemplo:
Uma empresa pode optar por realizar uma parceria a curto-prazo, pagando uma campanha pontual ou pode, por outro lado, criar um relacionamento a médio-longo prazo para fortalecer o vínculo com os clientes e realizar ações duradouras. Portanto, os custos e as taxas podem variar muito entre as marcas.
O segundo ponto que influencia os custos para as empresas é o influenciador escolhido para a campanha. Nano e Micro influenciadores
cobram, normalmente, valores mais baixos, dado a seu alcance mais reduzido (comparativamente aos Macro influenciadores, por exemplo).
Ter uma agência como intermediária é uma grande vantagem, pois evita desentendimentos, confusões, e deixa bem claro para ambas as partes quais são as tarefas de cada um e os custos associados.
As agências podem formular briefings para os clientes, estipulando exatamente aquilo que a empresa terá como campanha, estimativa de resultados, tempo de duração das campanhas e reutilização de imagem, por exemplo.
Do outro lado, os influenciadores são informados sobre a quem pertencem os direitos dos criadores de conteúdo, quantos dias a campanha ficará no perfil, o tempo necessário para produzir um vídeo, entre outros assuntos.
É fundamental que as marcas tenham tudo isto em mente aquando da discussão dos custos com as agências de marketing de influência.
Agora que já sabes tudo sobre agências de Marketing de Influência e o seu funcionamento… Estarás interessado(a) em colaborar connosco?
Temos tudo o que precisamos para fazer a tua mensagem chegar mais longe.
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Até já,
Equipa Influenza
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