Ao dia de hoje, conseguimos perceber que os consumidores estão cada vez mais exigentes. O público quer mais, quer melhor e quer agora.
Antes de tomarem qualquer decisão de compra, os consumidores optam por ver recomendações na internet, ou pedir conselhos aos amigos, familiares e pessoas que seguem nas redes sociais.
A opinião das pessoas que conhecem ou têm um conhecimento acrescido sobre determinado assunto é, de facto, um factor decisivo para a decisão de compra dos consumidores. E é precisamente neste contexto que os influenciadores digitais têm um potencial gigantesco.
Na verdade, segundo um estudo realizado pelo Collective Bias, 30% dos consumidores estão mais dispostos a comprar um produto quando recomendado por um influenciador digital.
Ora, isto só prova que os influencers, mais do que uma “moda”, são excelentes parceiros de negócio hoje em dia, seja para quem quer aumentar as suas vendas, seja para quem está mais interessado em fidelizar clientes.
Portanto, é essencial que estejas a par deste mundo do Marketing de Influência e que conheças os vários tipos de influenciadores digitais que existem (de acordo com a sua dimensão) e as potencialidades únicas de cada um deles.
Neste artigo, vamos abordar:
- O que são influenciadores digitais?
- Tipos de influenciadores digitais
- Vantagens dos macro influenciadores
- Vantagens dos micro influenciadores
- Macro vs. micro influenciadores
O que são influenciadores digitais?
Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas com uma presença muito forte nas redes sociais (e outros canais digitais), que possuem uma comunidade mais ou menos alargada de seguidores com a qual têm um alto nível de interação e exercem algum tipo de influência.
Os influenciadores digitais podem, igualmente, ser designados como produtores de conteúdo (ou, em inglês, content creators).
Na prática, o seu trabalho envolve produzir conteúdo que agregue valor para um determinado público-alvo e divulgá-lo de forma regular através do digital (em especial, claro está, das redes sociais).
Um influenciador digital pode ou não estar responsável pela produção e criação de todo o conteúdo assinado pela sua marca pessoal.
Tanto pode ser o próprio a criar todo o seu conteúdo, como pode ter uma equipa responsável por colocar em prática a estratégia definida por ele/ela.
No fundo, os influenciadores digitais são pessoas “comuns”, mas com um poder de influência mais elevado do que o “normal” sobre o seu número de seguidores.
Por comunicarem, na maioria das vezes, em nome próprio e não em nome de uma marca, é mais fácil despertar no consumidor um sentimento de confiança, consagrando-se, portanto, como o elemento de ligação perfeito entre as marcas e o público (que os respeita e que segue as suas recomendações).
Tipos de Influenciadores
Por norma, os influenciadores procuram diferenciar-se dos restantes em função do seu talento e, principalmente, do conhecimento e da experiência que possuem numa área específica.
Assim, contrariamente ao que muitas vezes se pensa, o número de seguidores não é o fator mais importante para obter bons resultados numa campanha de Marketing de Influência.
Ao trabalhar com um influenciador com menor número de seguidores, mas com uma maior taxa de engagement, uma marca pode atingir resultados mais rentáveis, uma vez que consegue impactar precisamente o nicho de mercado para o qual pretende comunicar.
Existem 4 tipos de influenciadores, de acordo com a sua dimensão:
Mega Influenciadores
Os mega influenciadores têm mais de 1 milhão de seguidores ou subscritores numa das suas redes sociais.
Portanto, são uma ótima escolha para as marcas de maior dimensão, com mais recursos financeiros e que pretendem ser reconhecidas globalmente ou associar os seus produtos a um influenciador.
Para marcas que desejam aumentar o engagement, os mega influenciadores talvez não sejam a melhor escolha.
Macro Influenciadores
Os macro influenciadores são os influenciadores que têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores nas suas redes sociais.
Habitualmente, têm uma audiência ampla mas, ainda assim, conseguem manter o engagement.
Funcionam muito bem para as marcas que desejam anunciar para um nicho de mercado específico, ainda que grande.
Micro Influenciadores
Os micro influenciadores são, normalmente, especialistas num determinado setor do mercado (por exemplo, moda, desporto, viagens, etc.).
Possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores e a sua comunidade é caracterizada pela lealdade e engagement, que podem resultar numa taxa de conversão mais elevada.
Aos olhos do público, costumam possuir uma maior autenticidade e, por isso, credibilidade.
Nano Influenciadores
Os nano influenciadores são o tipo de influenciador mais recente.
Basicamente, são consumidores “comuns” que possuem uma influência acima da média dentro da sua comunidade.
Costumam ter entre mil e 10 mil seguidores nas redes sociais e pouca (ou nenhuma) experiência em trabalhar com marcas profissionalmente.
Vantagens dos Macro Influenciadores
Quando falamos de um mega influenciador ou macro influenciador, normalmente, estamos a falar de autênticas celebridades nativas digitais.
No entanto, algumas celebridades que alcançaram a sua fama fora do meio digital, como artistas ou apresentadores que vemos na televisão, também são, muitas vezes, macro influenciadores.
A principal vantagem do mega influenciador ou do macro influenciador é que ele consegue conversar com públicos alargados e amplos, de diferentes segmentos.
Como já são considerados celebridades, diversas pessoas são impactadas diariamente pelas suas publicações.
Contudo, visto que conseguem obter um alcance e visibilidade maior do que os microinfluenciadores, o valor cobrado para realizar uma campanha pode ser (e geralmente é) maior.
Uma vez que possuem um alcance muito mais massificado do que os micro influenciadores, podem ser considerados verdadeiros formadores de opinião, referências nos assuntos que falam, o que eleva o custo de uma parceria com os mesmos.
Vantagens dos Micro Influenciadores
De facto, os Nano e Micro Influenciadores têm vindo a ter um excelente desempenho no digital.
Parece existir uma tendência natural no mercado do Marketing de Influência para apostar, progressivamente, nos micro e nano influenciadores.
Esta tendência explica-se pelo facto de as pessoas estarem cansadas de seguir figuras que estão constantemente a partilhar conteúdos publicitários, pouco naturais e genuínos.
Aqui, entra a tal questão da autenticidade: cada vez mais, os consumidores procuram conteúdos autênticos.
Por isso, vêem nos micro influenciadores alguém mais próximo deles e verdadeiro para com eles, com quem se identificam mais facilmente, dada a sua pequenez refletida no número de seguidores.
Pode-se dizer que esses creators são mais “gente como a gente”. Por isso, conseguem uma proximidade maior com o público. O seu público é mais fiel e, por isso, os micro influenciadores têm, muitas vezes, uma capacidade de influência superior.
Desta forma, as parcerias com nano e micro Influenciadores são uma excelente aposta para as marcas que pretendem consolidar-se num nicho de mercado específico.
Macro vs. Micro Influenciadores
No momento de escolher entre uma parceria com um influenciador tradicional (ator ou atleta, por exemplo) e um microinfluenciador (com menos seguidores e, muitas vezes, conhecido apenas pelo seu conhecimento sobre determinado tema), é natural que as marcas criem listas de prós e contras.
Por um lado, os mega e macro influenciadores são famosos e bastante fáceis de encontrar; por outro, recebem muitas propostas, tendem a pedir pagamento adiantado pela colaboração, têm uma audiência ampla e uma grande equipa com a qual trabalham. Assim, não é de surpreender que o seu custo seja mais elevado.
Além disso, são bombardeados com possíveis parcerias e contam com ajuda profissional para escolher a melhor opção, o que reduz as probabilidades para cada marca interessada.
Apesar do seu elevado alcance, possuem uma relação menos forte com as suas comunidades, que podem ser ou não relevantes para a marca – uma vez que abrangem pessoas com interesses e características muito diferentes.
Já os microinfluenciadores apresentam como vantagens o facto de serem, habitualmente, especialistas num assunto específico, receberem menos propostas, terem uma estrutura de compensação mais flexível e uma audiência uniforme. Muitas vezes, não trabalham com uma grande equipa, gerindo sozinhos o seu trabalho, pelo que acabam por exigir um valor mais baixo pelas campanhas.
A única desvantagem é a dificuldade em encontrar um microinfluenciador – precisamente por não serem tão conhecidos. Mas hey! Não desanimes: a Influenza está cá para te ajudar, se precisares.
Os microinfluenciadores, neste momento, parecem ter mais vantagens: têm uma relação muito mais forte com o público (são mais genuínos e autênticos), o que se traduz em melhores níveis de engagement, e são mais acessíveis (seja em termos de remuneração ou de probabilidade de aceitar a parceria).
A escolha do influencer mais adequado para uma marca depende muito do seu objetivo para cada campanha.
Se já possuis uma persona e um segmento muito específico, um microinfluenciador pode ajudar-te a chegar ao teu objetivo mais facilmente. Segundo com a nossa experiência enquanto Agência de Marketing de Influência, os micro influenciadores são mais eficazes na hora de convencer o consumidor a converter.
Já os mega influenciadores possuem uma visibilidade maior, o que poderá atrair mais potenciais clientes para o teu negócio, aumentando a notoriedade da marca e consequente consideração da mesma na tomada de decisão de compra.
Seja microinfluenciador ou megainfluenciador, é necessário estruturares a tua campanha de maneira a alcançares os teus principais objetivos de negócio.
Define bem o teu público-alvo, o segmento que desejas atingir e o objetivo principal para a campanha de Marketing de Influência. Tudo isso vai ser determinante para escolher o influencer ideal para ti e para obteres bons resultados na tua campanha.
Ainda indeciso entre macro ou micro influenciadores para trabalharem com a tua marca? Lê o nosso artigo aqui no blog sobre Como escolher o influencer certo para a minha marca.
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Ficamos à tua espera.
Até já,
Equipa Influenza
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