Se queres começar a trabalhar como influenciador digital ou já atuas nessa área, é imprescindível que tenhas um Media Kit valioso, pois é isso que, em primeira mão, vai convencer os teus potenciais parceiros de negócio de que TU és a pessoa certa para colaborar com eles. Além disso, servirá, logo à partida, de carta de apresentação relativamente ao teu trabalho.
Para saberes o que é um Media Kit e como elaborar um, continua a ler!
Aqui, vamos abordar:
- O que é um Media Kit?
- Vantagens de ter um Media Kit profissional
- Como fazer um Media Kit?
- O que deve conter um Media Kit?
- O que valorizamos num Media Kit
Especialmente se ponderas começar a trabalhar connosco, tens mesmo de ler este artigo! Vamos?
O que é um Media Kit?
Um Media Kit, também conhecido como Press Kit, é um documento usado para demonstrares todo o teu potencial a possíveis patrocinadores ou parceiros de negócios.
O principal objetivo de um Media Kit é mostrar, de forma resumida e atrativa, todas as informações necessárias para atrair clientes e convencê-los de que TU és a melhor escolha.
Um Media Kit, por norma, inclui dados como:
- Informações gerais sobre a marca ou pessoa;
- Número de seguidores nas redes sociais ou blog;
- Engagement (%);
- Casos de sucesso;
- Proposta única de valor.
Este documento mostra, de forma detalhada, as alternativas de publicidade que os influenciadores podem oferecer, as modalidades de parceria disponívels e, claro, os valores (€) praticados.
Imaginemos:
Tu desenvolveste a tua marca pessoal como influenciador na área da moda e ofereces, nas tuas redes sociais ou blog, e-Books com dicas de moda.
Um dia, uma marca entra em contacto contigo para realizar uma parceria. É aqui que deves apresentar-lhe o teu Media Kit.
Assim, além de transmitires, logo, uma imagem de profissionalismo, consegues mostrar, de maneira muito concisa e apelativa, tudo aquilo que a marca precisa de saber antes de tomar a decisão de trabalhar contigo.
De seguida, apresentamos-te as vantagens de ter um Media Kit profissional.
Vantagens de ter um Media Kit
- Permite mostrar de maneira simples, criativa e atrativa tudo aquilo que poderás oferecer como parceiro de negócio.
- É uma ferramenta de trabalho que vai padronizar as comunicações com possíveis parceiros de negócios, poupando-te tempo.
- É ideal para venderes a tua imagem e o teu trabalho, ao divulgar a tua proposta de valor.
- Liberdade criativa – graças à diversidade de formatos possíveis, podes dar asas à tua criatividade e mostrares a tua essência e personalidade.
O Media Kit é um documento relativamente simples de elaborar, sem custos, e que faz toda a diferença neste mundo!
A seguir, mostramos-te como deves elaborar o teu.
Como fazer um Media Kit?
Para tornares o teu Media Kit esteticamente atraente e apelativo, aconselhamos-te a que recorras a uma ferramenta de design para iniciantes, totalmente gratuita e bastante intuitiva: o Canva!
Lá, encontrarás templates pré-definidos que podes utilizar como inspiração ou mesmo como base para o teu Media Kit! Basta adaptá-los à tua personalidade e ao teu negócio.
Tutorial para criar um Media Kit no Canva
- Cria uma conta no Canva para começares a projetar o teu Media Kit.
- Escolhe um plano de fundo entre as inúmeras opções disponíveis. Podes selecionar templates pré-definidos ou criar o teu próprio modelo, adicionando as cores da tua marca e o teu logotipo, por exemplo.
- Escolhe o tipo de letra, o estilo, e começa a escrever! Podes misturar vários tipos de letra para o tornar mais interessante!
- Adiciona imagens, gráficos, infográficos, ilustrações personalizadas ou imagens oferecidas pela plataforma.
- Salva o documento e guarda-o no formato desejado.
Lembrete: Podes retirar todas as estatísticas importantes diretamente da app do Instagram (caso tenhas a tua conta como perfil profissional, podes clicar em Estatísticas e terás acesso às métricas de desempenho) ou instalando uma outra app designada Instagram Analytics.
O que deve conter um media kit?
Entregar um Media Kit a um possível parceiro de negócio é uma oportunidade que, como empreendedor digital, deves saber aproveitar!
É importante que o teu Media Kit inclua toda a informação necessária para que a pessoa do outro lado consiga conhecer-te, entender o teu trabalho e deslumbrar-se com a tua proposta de valor. Porém, há que ter em atenção, também, ao tamanho do documento, pois não queremos algo muito longo e entediante!
Posto isto, reunimos, aqui, as principais informações que não podem faltar no teu Media Kit para passares uma boa imagem:
1. Quem és e de que trata a tua marca?
É importante começares o teu media kit com uma breve apresentação sobre quem és e a tua marca. Aqui, sê conciso e direto! As primeiras frases são decisivas para que a pessoa do outro lado continue a ler o teu Media Kit.
2. Missão e valores?
No mundo do Marketing de Influência, para que os projetos de parceria sejam bem-sucedidos, habitualmente, é necessário que a associação dos dois (ou mais) elementos realmente faça sentido. Se uma marca de tecnologia escolher um influenciador da área da culinária, isso não parece conjugar muito bem, certo?
A exposição da tua missão e valores é essencial para que as empresas consigam entender se partilham dos mesmos valores e se a parceria faz sentido para ambos. Deixar isso claro vai ajudar-te a encontrar as empresas que melhor correspondem à missão e valores do teu projeto.
3. Qual o teu nicho de mercado?
Em que nicho de mercado atuas? Moda, maquilhagem, tecnologia, desporto, culinária? Uma vez que são inúmeras as hipóteses, deves deixar bem claro qual é o nicho de mercado em que atuas.
As empresas precisam de saber se o teu público coincide com o seu, pois, caso contrário, podem estar a gastar dinheiro em vão.
4. Quem é o teu público?
Seguindo a mesma lógica do ponto anterior, deves mostrar no teu Media Kit qual é o teu público. Faz uma breve descrição do mesmo, caracterizando-o, e inclui dados como a idade, sexo, país, interesses, nível económico, produtos ou serviços que mais consomem, etc.
Caso tenhas uma persona definida, deves também incluí-la nesta secção!
5. O que te distingue?
É aqui que tens de “vender o teu peixe”! Afinal, o que te faz ser único e te distingue da concorrência? Por que razão consideras que os teus seguidores apreciam o teu conteúdo?
É fundamental oferecer uma proposta de valor única, que te distinga enquanto profissional, parceiro(a) de negócios e mesmo enquanto pessoa. Lembra-te que, tal como tu, existem muitos influenciadores digitais que pretendem colaborar com as mesmas marcas, por isso, esforça-te por transparecer o teu verdadeiro valor!
6. Número de pessoas que te seguem
O número de seguidores é um dado que não pode mesmo faltar num media kit. É um indicador importantíssimo, que pode ajudar as marcas a terem uma ideia do impacto que o teu trabalho pode ter como influenciador ou parceiro.
(NÃO COMPRES SEGUIDORES para impressionar as marcas! Este é um erro em que muitos caem, mas, a longo-prazo, é algo que não vale a pena e pode até prejudicar a tua imagem! Sê sincero relativamente a este dado e evita cometer fraudes.)
Podes não ter o número de seguidores desejado, contudo, se o teu conteúdo for realmente valioso para um determinado público, decerto que as marcas (algumas) terão interesse em trabalhar contigo! Caso não tenham, elas é que perdem (descobre porquê no nosso artigo sobre a Importância dos Nano e Micro Influenciadores)!
Ainda assim, uma boa estratégia para contornar um baixo número de seguidores é mostrar outros dados relevantes, como, por exemplo:
- A comunidade que segue fielmente o teu conteúdo;
- O crescimento do teu projeto desde o seu início;
- O alto engagement das tuas publicações.
7. Estatísticas
Um Media Kit não se trata apenas de números e percentagens para impressionar as marcas. É muito mais do que isso.
Ainda assim, é necessário expôr algumas estatísticas para as marcas decidirem se é possível alinharem os seus objetivos com o teu trabalho. Portanto, seleciona as estatísticas mais favoráveis e coloca-as de forma simples e apelativa no documento!
Estas são algumas das estatísticas mais utilizadas num Media Kit:
- Número médio de visitas;
- Número de inscritos;
- Número de seguidores nas redes sociais;
- Engagement das publicações bem-sucedidas;
- Tempo médio de permanência nas tuas páginas web;
- Entre outras.
8. Parcerias anteriores
Caso já tenhas colaborado com outras marcas anteriormente e o resultado tenha sido positivo, destaca-as!
Fala sobre outras marcas que confiaram em ti e no teu trabalho! Podes mencioná-las, colocar prints do trabalho realizado ou, ainda, adicionar depoimentos reais!
Desta forma, as marcas poderão ter uma ideia muito mais clara sobre o impacto do teu trabalho.
9. O que ofereces?
Este é o momento para explicares o que ofereces enquanto influenciador:
- Anúncios em banners;
- Anúncios nas redes sociais;
- Publicações patrocinadas no Facebook;
- Publicações patrocinadas no Instagram;
- Artigos no blog;
- Etc.
Mostra aos teus potenciais parceiros de negócio todas as modalidades disponíveis.
10. Preços
Esta é uma informação da qual não te podes esquecer!
O preço do teu trabalho é importante para evitar que ambas as partes percam tempo. Se a marca em questão não tem orçamento disponível ou simplesmente não está disposta a pagar o valor estipulado, não te menosprezes e começa a procurar outras possibilidades!
11. Regras gerais
Aqui encontram-se as condições de pagamento, o tempo estabelecido para preparar as publicações, e os direitos e deveres da marca. Esta secção é fulcral para esclarecer todas as dúvidas pendentes.
Por último, encerra o documento com um call-to-action e disponibiliza os teus dados de contacto bem à vista!
Agora, dizemos-te o que deves incluir no teu Media Kit para a Influenza!
O que valorizamos num Media Kit?
Se estás interessad@ em trabalhar connosco, é mandatório que possuas um Media Kit, pois a sua existência vai agilizar o processo de troca de informação entre os dois lados, essencial para desempenharmos, juntos, o melhor trabalho possível!
Deves incluir no teu Media Kit para a Influenza os seguintes dados:
1. Dados pessoais
Nome, data de nascimento, idade, naturalidade, morada atual, e-mail, telefone ou telemóvel, área de negócio – lifestyle, moda, beleza, viagens, turismo, bem-estar, entre outros – e breve descrição do teu trabalho.
2. Foto tipo passe
Se possível, uma tirada já no século XXI!
3. Outras agências nas quais te encontras agenciad@
Calma, não te queremos roubar, queremos apenas conhecer a nossa concorrência!
4. Marca ou marcas com as quais gostarias de trabalhar
Tem em conta a tua missão, valores e público para escolheres marcas que se encaixem no teu perfil e vice-versa!
5. O teu username no Instagram e outras contas relevantes
#ContasRelevantes aka Facebook, Youtube, Tiktok, Peoople, entre outras.
6. Número de seguidores
Mostra-nos o número de seguidores que tens nas tuas redes sociais mais relevantes. Caso tenhas um blog ativo, diz-nos o nº de visitas mensais que recebe!
7. Taxa de engagement
A Taxa de Engagement é o dado que nos revela quantas pessoas interagiram com a publicação, por meio de likes, comentários e partilhas. Por favor, apresenta-nos os dados referentes ao último mês.
(Podes sacar uma app de Análise de Estatísticas para Instagram, escrevendo na store “Analysis Instagram”. Aconselhamos, também, a app “Followers”).
8. Média de likes por publicação
E não te preocupes: na Influenza, não medimos o talento pessoas com um contador numérico. Ainda assim, precisamos de entender qual será o nosso ponto de partida!
9. Target
Qual é o segmento de população que tens em mente ao produzires o teu conteúdo? Para quem é ele mais valioso?
10. Estatísticas sobre o teu público
País e cidade de residência, percentagem do sexo masculino, percentagem do sexo feminino, média de idades + tudo aquilo que conseguires apurar para nós!
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Anda lá, estamos ansiosos!
By Influenza
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