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6 Dicas Para Otimizares Os Teus Stories

Os Stories do Instagram são uma forma muito interessante para te relacionares com a tua audiência. Não há dúvidas que este formato complementa a estratégia de Instagram e pode dar um boost nos teus resultados.

Já deves ter reparado que os resultados orgânicos das redes sociais têm estado a decrescer imenso, e as visualizações das histórias no Instagram não são exceção!

Ao longo deste artigo vamos dar-te 6 dicas que te vão ajudar com a criação e partilha de conteúdo via Instagram Stories. 🤩

Vamos a isso?

 

Tenho mesmo de fazer Stories?

Atualmente, uma estratégia de Instagram não está completa se não utilizares regularmente as histórias para comunicar com a tua audiência.

É aqui que colocas conteúdo espontâneo disponível para os seguidores, ao contrário do que acontece no feed, onde tens de manter um estilo de publicações mais clean.

Tudo se prende a uma questão: será que os Insta Stories são assim tão importantes?

A resposta é: CLARO QUE SIM! 😀

Este formato vai ajudar-te a criar uma relação de proximidade com os teus seguidores, muitas vezes através do storytelling.

Para além disso, este formato vai contribuir para a subida da taxa de interação, atribui mais visibilidade ao teu perfil, ajuda-te a humanizar o teu conteúdo, é um conteúdo altamente personalizável e ainda confere alguma exclusividade, pois está disponível por tempo limitado.

Queres umas dicas?

 

Dica 1: Não utilizes sempre o mesmo formato!

O próprio Instagram dá imensas possibilidades de formatos para os Stories. Deves mesmo tirar partido desta característica e ir explorando um pouco de cada um dos formatos.

Tens, por exemplo, imagem, vídeo, texto, boomerang, grelha, entre outros.

A ideia é explorares todos eles para não caíres na repetição, e até mesmo porque cada um dos formatos tem resultados diferentes, ou seja, deves testar e encontrar o melhor para o teu perfil.

Ao criares vários Stories com diferentes formatos, vais captar mais facilmente a atenção do seguidor, pois não o vais cansar sempre com o mesmo tipo de conteúdo.

 

Dica 2: Cria a tua identidade visual!

Todas as marcas devem ter uma identidade visual, ou seja, um conjunto de elementos visuais que, ao serem visualizados pelo utilizador, sejam diretamente associados à mesma.

É muito comum existir a nível do feed, principalmente pela utilização das cores da marca. É comum também estar presente em perfis com o feed mais elaborado, com elementos gráficos que se ligam entre si.

Nos Stories também deve haver uma extensão dessa identidade, de uma forma mais simplificada, para que o utilizador associe imediatamente à tua marca.

Deves, então, manter a utilização das tuas cores e podes criar templates para alguns tipos de conteúdo, como as caixas de perguntas e quotes, por exemplo. Além disso, deves escolher um tipo de letra para manter a coerência visual!

Queres saber algumas ferramentas que te podem ajudar com a criação de Stories “instagramáveis”? 🤩

Vê este artigo!

 

Dica 3: Aparece em vídeo!

Mais acima dissemos que os Stories te vão ajudar com a humanização do teu perfil.

Como?

Para a humanização do teu perfil é importante que haja a associação a uma ou mais caras.

Assim, tu e/ou os elementos da tua equipa devem gravar vídeos para as histórias do Instagram. Aproveita para falar de assuntos importantes e divulgar novidades, porque este tipo de histórias atrai, geralmente, muito mais visualizações.

❗ SUPER IMPORTANTE ❗

Sempre que partilhares Stories a falar, insere uma legenda que descreva a mensagem. Assim, caso o visualizador não esteja a ver o teu vídeo com som, conseguirá perceber a mensagem através dessas notas.

 

Dica 4:  Interage muito com a tua audiência!

A interação é uma métrica muito importante nas redes sociais e esta dica vai ajudar-te a dar um boost na tua taxa de interação. 😜

Já reparaste nas funcionalidades que o Instagram disponibiliza dentro dos Stories, certo?

Começa a interagir com a tua audiência através de perguntas, quizzes, sondagens, emojis deslizáveis e todas as funcionalidades que o Instagram vier a adicionar.

Ao clicar nestes elementos, o utilizador vai estar a interagir com a tua conta praticamente sem esforço.
Podes também utilizar os GIFs para tornar os teus Stories mais animados e utilizar as reações rápidas a teu favor, pedindo à tua audiência que reaja aos teus Stories!

A interação não fica por aqui! Complementa tudo isto interagindo também com outras contas, tanto ao nível de Stories como de publicações no feed.
 

Dica 5: Testa todas as funcionalidades!

Além das “funcionalidades de interação” que falámos na dica 4, é importante que explores todas as outras.

O Instagram permite-te inserir hashtags, localização, horas, meteorologia, música, entre outras funcionalidades.

Muitos criadores de conteúdo conseguiram aumentar o alcance dos seus Stories utilizando a localização e as hashtags. No Digital o segredo é testar e perceber o que funciona bem para nós! 😉

Outra funcionalidade a ter em conta são os stickers temporários que o Instagram lança esporadicamente, mediante algum evento ou acontecimento relevante. Este tipo de stickers são ótimos para aumentares o teu alcance, pois aparecem em áreas exclusivas.

No entanto, aconselhamos a que os uses de forma moderada e apenas quando fizer sentido para o que estás a partilhar, caso contrário pode gerar o efeito inverso.

 

Dica 6: Cria blocos de Stories!

Já reparaste que os primeiros stories do dia têm sempre mais visualizações e que, nos seguintes, o número de visualizadores vai diminuindo?

Quem gosta de ver “carrinhos” de Stories?

Para conseguires manter a atenção do visualizador ao longo das tuas histórias, experimenta começar a colocar blocos de Stories em diferentes alturas do dia. Isto faz com que ele não passe todos os teus Stories à frente, pois nas horas que estiveste sem publicar, já viu os anteriores.

 

O que achaste das nossas dicas? 😀

Começa já a utilizar estas dicas e coloca os teus Stories a BOMBAR! 💣

 

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

Ficamos à tua espera.

 

Até já,

Equipa Influenza


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