Com certeza já te cruzaste com o termo “nicho” e talvez tenha gerado algumas questões.
O propósito deste artigo é esclarecer de uma vez por todas o que é um nicho. E não, não é um sinónimo de mercado!
Ao longo deste artigo vais encontrar dicas de nichos de mercado com grande potencial para, quem sabe, criares o teu negócio direcionado a esse mesmo nicho.
O que é um nicho de mercado?
Muitas vezes incorretamente utilizado como sinónimo de mercado, o nicho é algo mais reduzido, ou seja, acaba por ser um determinado grupo específico e pouco explorado, dentro de um mercado.
Por exemplo, no mercado da moda, exemplos de nicho podem ser: moda sustentável, moda de luxo, moda masculina, entre outros.
Estes acabam por ser grupos de consumidores com “dores” e problemas com menos soluções disponíveis no mercado do que se olharmos para o mercado da moda em geral.
Porque devo apostar em nichos de mercado?
Agora que já sabes o que é um nicho de mercado, faz todo o sentido ficares a saber as vantagens de escolheres um para o teu negócio.
Como referimos acima, as necessidades deste segmento podem estar pouco exploradas, o que acaba por ser uma oportunidade incrível para ti!
Ao atuar sobre um nicho, vais saber ainda mais sobre o teu público alvo, uma vez que consiste num grupo mais restrito de pessoas e, consequentemente, podes adaptar a tua oferta e oferecer mais valor e mais diferenciado.
Ao escolheres podes ainda:
- Ter menos concorrência, por ser algo mais específico que, por vezes, se torna quase exclusivo;
- Alcançar um público mais qualificado, pois encontraste necessidades pouco ou nada satisfeitas;
- Conseguir um maior controlo no preço e, consequentemente, uma maior força negocial.
Como escolher o nicho certo para mim?
Esta é uma questão muito comum e acreditamos que não há uma resposta certa! Tudo depende do teu objetivo.
Para que o teu negócio gere lucro, deves concentrar-te em coisas que sabes fazer e áreas que dominas. Define a(s) tua(s) persona(s) e lembra-te de pensar nos seus problemas específicos, para te diferenciares de negócios que tentam abranger todo o mercado! Podes sempre conjugar várias áreas que gostes e conseguir tornar-te num lider de opinião nessas mesmas áreas.
Imagina que se trata de uma pessoa com skills em Marketing Digital e com gosto na área de beleza. Podes focar-te em Mentoria de Marketing Digital para Maquilhadores, por exemplo!
Podes saber mais sobre lideres de opinião neste artigo!
Se, por outro lado, procuras apenas produzir conteúdo como hobbie, foca-te numa área que gostes realmente, mas não te esqueças de lhe dar um twist inovador!
Nichos de mercado com potencial
1. Moda/beleza masculina
Já lá vai o tempo em os homens tinham uma imagem mais descuidada e apenas o sexo feminimo se interessava por moda e beleza. Na verdade, tem-se observado cada vez mais esta tendência da procura de soluções de moda e beleza por parte do sexo masculino.
Não é segredo nenhum que as marcas têm vindo a apostar nas suas coleções para homem, em resposta à crescente procura e oferta reduzida.
Podemos dizer que há uns anos atrás muitas lojas optavam por vender apenas produtos femininos e, hoje em dia, são cada vez mais as marcas criadas exclusivamente para produtos masculinos.
Mais uma vez, não te limites a escolher uma área de negócio, pensa sempre numa forma inovadora de o diferenciar.
2. Sustentabilidade
As preocupações com o meio ambiente, poluição e desperdício são cada vez maiores. Em resposta a esta tendência, têm surgido alguns negócios nesta área, que ainda tem muito por explorar.
Este é um exemplo excelente de nicho que surgiu de tendências do consumidor e das suas preocupações.
Podes explorar nichos como a moda sustentável, desperdício alimentar, redução do uso de plástico, escritório sustentável, energias renováveis, e muitas outras opções cujo público tem interesse e procura informação e dicas.
3. Finanças
Num mundo de aprendizagens, tornam-se focos de negócio as áreas da vida pessoal dos consumidores, nos quais sentem dificuldades em gerir.
Daí surgiu, por exemplo, a educação financeira, que ajuda pessoas que atravessam problemas como o baixo nível de rendimentos, forte nível de endividamento, pouco controlo na hora dos gastos, etc.
Mais um exemplo perfeito de um nicho de mercado no qual podes apostar é o de mentorias e cursos de educação financeira, por exemplo.
4. Nutrição Vegetariana
A nutrição é um mercado que tem ganho bastante destaque devido à crescente preocupação das pessoas com a sua saúde e com o seu corpo.
Sem dúvida que é um mercado cada vez mais explorado, onde vários nutricionistas aproveitam o poder do digital para divulgarem os seus serviços, sempre associado a uma partilha de dicas, criando uma comunidade de entreajuda.
Com este mercado cada vez mais saturado, torna-se importante encontrares uma forma de te destacar, sendo um possível nicho a nutrição vegetariana.
Este estilo de alimentação é pouco explorado em termos de produtos no supermercado, sendo essa uma necessidade específica deste grupo de pessoas. Para além disso, continuam a existir bastantes dúvidas sobre o vegetarianismo, bem como mitos.
É aqui que tu podes entrar com soluções e dicas práticas de refeições vegetarianas e desmistificar os maiores mitos desta alimentação!
Claro que, se fores da área da nutrição, podes apostar noutro tipo de nicho, lembra-te que deves pensar primeiro em problemas reais e estar atento às “dores” dos clientes.
5. Coaching Pessoal
As pessoas querem ser melhores, ter sucesso e estão dispostas a investir no seu desenvolvimento pessoal!
Os serviços de coaching e mentoria são cada vez mais frequentes, tentando ajudar e acompanhar as pessoas em variadas situações, mais uma vez desenvolvendo esta ideia de comunidade e proximidade.
Coaching pessoal é um nicho em crescimento, exatamente devido à falta de acompanhamento prático personalizado sobre os medos e frustrações individuais.
Agora que já sabes o que é um nicho de mercado e em quais podes apostar, é importante que retenhas as dicas finais que temos para te dar!
Vários dos nichos mencionados ao longo do artigo estão ligados à parte emocional e relacional. Estes são grupos de pessoas com o mesmo problema, para os quais estás a apresentar soluções. E só assim já tens meio caminho andado para criares a tua comunidade!
Deves ao máximo procurar um fator diferenciador, distanciar-te da concorrência e construir uma relação de confiança com a tua audiência ou com os teus clientes!
Esperamos que, depois de leres este artigo, já te sintas confiante para escolher um nicho com o qual trabalhar!
Vamos Influenciar o mundo, juntos?
Ficamos à tua espera.
Até já,
Equipa Influenza
Leave a Comment